
Com as crianças crescidas e sem condições financeiras de mandá-las estudar na capital do estado cearense, o casal muda-se para Fortaleza com o intuito de dar aos filhos as oportunidades que eles, pais, nunca tiveram. A convivência familiar proporcionou o que Adelitta considera mais valoroso nela própria: a capacidade de nutrir amor e respeito pelos outros, sua habilidade em doar-se às pessoas e a coragem de enfrentar situações difíceis. Essas características possibilitaram a construção do que tornou-a candidata a Deputada Federal: sua disposição de dedicar a vida a uma causa: a construção do socialismo.
Adelitta, desde muito cedo, adquiriu o hábito da leitura. É absolutamente apaixonada por poesia e literatura. Dessa leitura nossa jovem candidata extraiu respostas para os inúmeros questionamentos que surgiram ao longo de sua adolescência, afinal, foi nesse período que ela passou a perceber o mundo repleto de injustiça em que vivia.
Aos quinze anos ingressa no JUVEC, grupo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). Pouco depois, em 2000, entra na Juventude Vermelha - JV, agrupamento socialista radical que atuava no movimento popular e estudantil das periferias de Fortaleza. Após cerca de cinco anos ela e vários outros militantes rompem com a Juventude Vermelha, fundando o Movimento LIVRE (Liberdade e Valores Revolucionários). Em 2006 filia-se com mais três companheiro ao PSOL-CE, sendo fundadora do Partido Socialismo e Liberdade no Ceará. Dedicou-se ao movimento estudantil secundarista e popular. Como profissão é designer de acessórios e estilista, ultimamente o movimento revolucionário a levou a compor sambas e quando seu trabalho permite ela é estudante do curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará.
Sua candidatura, assim como a de seu companheiro de chapa Airton de Maria, parte da necessidade do Núcleo de bairro do Psol, surgindo assim, candidaturas coletivas lançadas com um objetivo principal: o de difundir um discurso radicalmente anticapitalista voltado principalmente a quem mais interessa a transformação da sociedade: os trabalhadores e trabalhadoras pobres, os excluídos e oprimidos pelo sistema social em que vivemos.