José Airton de Maria é natural de Santana do Acaraú, Ceará. É agente comunitário de saúde, casado, morador da Granja Lisboa, militante do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, graduando do curso de bacharelado em teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha) e artista popular.
Ingressou desde muito cedo, ainda adolescente, na luta por uma sociedade justa e igualitária, seguindo exemplo de seus Pais que participavam dos espaços que discutiam os problemas da comunidade pautados na ação coletiva. Foi nessa vivência e convivência que sua identidade aos poucos foi se formando junto com as pessoas sofridas que assim como sua família, viviam e que, até hoje resistem, através da luta e da organização popular a esse sistema capitalista que só visa o lucro para um punhado de gente e por isso é causador de todas as mazelas sociais.
O contexto histórico de sua família, assim como de tantas outras daquela cidade é marcado por muito sofrimento, forçando muitas pessoas a saírem de sua terra natal em busca de melhores condições de vida. Ao chegarem à cidade grande deparam também com grandes problemas, pois o sistema que oprime o trabalhador do campo é o mesmo que explora o operário da cidade.
Um cristão engajado nas lutas do povo, no início da década de 90, continuou sua atuação em Fortaleza, nos grupos de jovens participando da articulação da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) na área Pastoral da Granja Portugal e da Arquidiocese de Fortaleza. Sendo também, aluno da Escola Pastoral Catequética – ESPAC e membro atuante das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Atualmente sua participação tem sido incansável, junto as pastorais sociais, movimentos populares, Associações de moradores, enfim nos diversos espaços que lutam em busca de construir uma sociedade anticapitalista.

Estamos juntos. Apesar da distância pode contar comigo.
ResponderExcluirTenho grande admiraçãoe respeito pela militância de vcs desse valoroso núcleo. Abraços do professo r Adriano!!!
ResponderExcluir